Segunda-feira, 23 de Março de 2009

Abrantes, Santarém, 23 Mar (Lusa) - A Câmara de Abrantes, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e a Tagus Valley assinam hoje um protocolo para construção e instalação da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) no complexo do Tecnopólo, em Alferrarede. Com um investimento previsto na ordem dos 9,3 milhões de euros, que o IPT candidatará a fundos comunitários, a autarquia vai formalizar a entrega do projecto de execução das novas instalações da ESTA, comprometendo-se ainda a ceder área no espaço do Tecnopólo do Vale do Tejo para a sua definitiva instalação e assumirá a comparticipação nacional, que “será de 25/30 por cento” do valor total do investimento, disse à agência Lusa Nelson de Carvalho, presidente da Câmara.

 

Segundo o autarca, a ESTA será instalada em edifícios já existentes no Parque Tecnológico, que “serão recuperados e adaptados às novas funções, e onde toda a comunidade educativa será valorizada pela dimensão a que vai ficar associada, bem como pela qualidade das instalações de que vai passar a dispôr, que possibilitam uma futura expansão”. “A ESTA funciona de forma provisória desde há uma década, ano da sua fundação, num edifício municipal situado no centro histórico da cidade, um espaço que a autarquia necessita recuperar para instalar o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte e uma parte do novo edifício dos Paços do Concelho”, afirmou. “Actualmente a ESTA ocupa um espaço de 3.700 metros quadrados (m2) e a comunidade docente e estudantil vai poder usufruir de novas instalações que se estendem por uma área de 10 mil m2, a partir do ano lectivo 2010/2011”, acrescentou.

 

Segundo Nelson de Carvalho, a ESTA “precisava de um espaço mais amplo, com mais salas de aula e novos e modernos laboratórios para as áreas da Engenharia e Comunicação Social, com estúdios de produção e emissão, auditórios, biblioteca, cantina, refeitório, um cibercafé e espaço para exposições, entre outros”. “Com esta deslocalização para Alferrarede”, freguesia que se situa na periferia urbana da cidade, “a autarquia compromete-se a criar residenciais para estudantes no centro histórico de Abrantes, a par dos respectivos acertos nos horários e na quantidade de transportes públicos urbanos, atendendo aos fluxos necessários”, afirmou.

 

António Pires da Silva, presidente do IPT, disse à Agência Lusa que o acordo “visa estabelecer as condições da instalação definitiva da ESTA no Tecnopolo, onde terá as infra-estruturas necessárias que permitam o funcionamento em pleno das suas actividades e com laboratórios do mais avançado que existe no País”. “Ao fim de dez anos, era necessários reformular o protocolo existente com a Câmara e o acordo que hoje celebramos vai projectar a ESTA para o futuro, não só em Abrantes ou Tomar, mas em todo o território do Médio Tejo, com uma área que abrange cerca de 200 mil habitantes”, afirmou.

 

Com cerca de 700 alunos, a ESTA oferece hoje Licenciaturas em Comunicação Social – adaptada a Bolonha -, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica, Tecnologias de Informação e Comunicação, Design e Desenvolvimento de Produtos e Vídeo e Cinema Documental Pós-Graduação.

 

Fonte: Lusa.


tags:

publicado por comunicaradireito às 10:30
Debater e reflectir sobre as leis da comunicação social. Coordenação: Jorge Ferreira
pesquisar neste blog
 
tags

televisão(106)

internet(105)

empresas(94)

imprensa(84)

história(62)

justiça(62)

opinião(53)

jornalistas(50)

escola(44)

blogues(42)

erc(41)

comunicação social(38)

eua(37)

informática(34)

liberdade de expressão(31)

jornalismo(25)

direitos de autor(24)

governo(22)

revistas(20)

publicidade(19)

reino unido(19)

pirataria(15)

liberdade(14)

política(12)

ps(12)

download pirata(11)

rádio(11)

censura(10)

crianças(10)

espanha(10)

agenda(9)

assembleia da república(9)

frança(9)

telecomunicações(9)

crise(8)

irão(8)

privacidade(8)

blogue para hoje(7)

concentração(7)

despedimentos(7)

direito à imagem(7)

língua portuguesa(7)

telemóveis(7)

eleições 2009(6)

cavaco silva(5)

ccpj(5)

china(5)

concorrencia(5)

prémios(5)

publicações(5)

serviço público(5)

comércio electrónico(4)

madeira(4)

provedor dos leitores(4)

psd(4)

suécia(4)

brasil(3)

futebol(3)

media(3)

regulação(3)

angola(2)

austrália(2)

bloguista(2)

canadá(2)

cds(2)

cinema(2)

clube de jornalistas(2)

consumidores(2)

coreia do norte(2)

cuba(2)

estado(2)

ética profissional(2)

google(2)

igreja católica(2)

iraque(2)

itália(2)

parlamento europeu(2)

pcp(2)

plágio(2)

sociedade da informação(2)

sondagens(2)

tribunais(2)

união europeia(2)

venezuela(2)

afeganistão(1)

alemanha(1)

américa latina(1)

anacom(1)

argentina(1)

artigo de opinião(1)

autoregulação(1)

benfica(1)

call centers(1)

casa da imprensa(1)

cia(1)

conselho deontológico(1)

coreia do sul(1)

dados pessoais(1)

despesa pública(1)

deveres dos jornalistas(1)

todas as tags