Sexta-feira, 20 de Março de 2009

A administração da RTP acaba de anunciar que decidiu retirar da emissão o anúncio publicitário de promoção da manhã informativa da Antena 1 cujo teor demonstrava uma crítica clara às manifestações. Ler aqui, no Público.



publicado por comunicaradireito às 20:09
Boa noite

Coloco este caso num comentário porque não consegui encontrar o vosso email e gostaria de o ver publicado, porque vai de encontro a alguns temas que foram abordados neste excelente blogue.

Actualmente sou directora de um jornal no Seixal, o «Comércio do Seixal e Sesimbra», que tem cerca de um ano e quatro meses. Desde o início quisemos ser um pouco diferentes da linha dos projectos editoriais locais, e uma das apostas passou pela inserção de uma pagina dedicada a dois blogues locais, um do PS e outro do PSD. Razão da escolha: os únicos locais na altura em que os seus autores surgiam devidamente identificados.
Desde o início essa colocação dos «posts» e respectivos comentários no jornal gerou polémica. E ainda mais quando agora os dois autores dos blogues: revolta das laranjas http://pauloedsonc.blogspot.com/ e rumo a bombordo http://rumoabombordo.blogspot.com/ se apresentaram como candidatos dos respectivos partidos nas próximas autárquicas.
Mas nesta semana essa polémica chegou ao ponto do insulto pessoal em diversos blogues.
Um «comentador» habitual (cujo registo de comentários existe desde 2006, que assina como «João Afonso» e se assume como membro da CDU, colocou nos blogues http://a-sul.blogspot.com/ (Terça-feira, Março 17, 2009 - SUCEDÂNEOS 2 - A GESTAÇÃO DE UM "COMENTADOR");

o seguinte comentário:
João Afonso disse...
Ao ultimo anónimo devo dizer que não estou preocupado quem é o dono do comércio do Seixal, pois a realidade comprova o que sempre disse. Ainda ontem estive na conferencia de imprensa da CDU, onde estava a directora do comércio do Seixal. Quando acabou a conferência de imprensa fui para a Amora, e quando chego à Amora foi sem espanto que vi a directora do comércio do Seixal a falar com o Drº Paulo Cunha a contar-lhe as novidades... Ou seja a directora do comércio teve de ir contar ao chefe o que o Alfredo tinha dito!!! Com evidencias como esta duvidas não existem sobre quem é o Chefe...
3/17/2009 11:26:00 Alfredo Monteiro

Este comentário foi depois colocado em outros blogues locais, nomeadamente os que colaboram com o jornal e “devidamente” comentado por, vim a saber, pessoas que utilizavam um dos IP da Câmara Municipal do Seixal.
Isto porque desde o primeiro número que o deputado municipal Paulo Silva (CDU) tem atacado a oposição afirmando veementemente que o jornal pertence a este ou àquele partido politico, sempre sem que tenha sido alguma vez refreado pelos dirigentes da Assembleia Municipal em sessão pública.
A somar a isto, temos um presidente da Câmara Municipal que só aceitou reunir com a direcção mais de seis meses depois do primeiro número “para apresentação do projecto”, uma autarquia que poucos ou nenhuns anúncios coloca e que, da última vez que pedimos uma entrevista ao presidente por ocasião do aniversario do concelho (em Novembro), lançando com a sua autorização um desafio aos munícipes para serem eles a colocar as questões, respondeu por email em finais de Janeiro de 2009.
Isto é uma amostra do que os jornalistas locais têm de enfrentar perante autarquias tecnocráticas e ditatoriais.
Gostaria que este caso fosse usado como exemplo de alguns dos obstáculos que a imprensa regional, com poucos meios mas muita vontade tem de enfrentar.
Com os meus melhores cumprimentos

Maria do Carmo Torres
P.S – O site do jornal foi boicotado e agora não temos nenhum, mas se pretenderem entrar em contacto para envio de algum PDF, poderão faze-lo pelo comerciodoseixal@gmail.com
Maria do Carmo Torres a 20 de Março de 2009 às 21:07

Debater e reflectir sobre as leis da comunicação social. Coordenação: Jorge Ferreira
pesquisar neste blog
 
tags

televisão(106)

internet(105)

empresas(94)

imprensa(84)

história(62)

justiça(62)

opinião(53)

jornalistas(50)

escola(44)

blogues(42)

erc(41)

comunicação social(38)

eua(37)

informática(34)

liberdade de expressão(31)

jornalismo(25)

direitos de autor(24)

governo(22)

revistas(20)

publicidade(19)

reino unido(19)

pirataria(15)

liberdade(14)

política(12)

ps(12)

download pirata(11)

rádio(11)

censura(10)

crianças(10)

espanha(10)

agenda(9)

assembleia da república(9)

frança(9)

telecomunicações(9)

crise(8)

irão(8)

privacidade(8)

blogue para hoje(7)

concentração(7)

despedimentos(7)

direito à imagem(7)

língua portuguesa(7)

telemóveis(7)

eleições 2009(6)

cavaco silva(5)

ccpj(5)

china(5)

concorrencia(5)

prémios(5)

publicações(5)

serviço público(5)

comércio electrónico(4)

madeira(4)

provedor dos leitores(4)

psd(4)

suécia(4)

brasil(3)

futebol(3)

media(3)

regulação(3)

angola(2)

austrália(2)

bloguista(2)

canadá(2)

cds(2)

cinema(2)

clube de jornalistas(2)

consumidores(2)

coreia do norte(2)

cuba(2)

estado(2)

ética profissional(2)

google(2)

igreja católica(2)

iraque(2)

itália(2)

parlamento europeu(2)

pcp(2)

plágio(2)

sociedade da informação(2)

sondagens(2)

tribunais(2)

união europeia(2)

venezuela(2)

afeganistão(1)

alemanha(1)

américa latina(1)

anacom(1)

argentina(1)

artigo de opinião(1)

autoregulação(1)

benfica(1)

call centers(1)

casa da imprensa(1)

cia(1)

conselho deontológico(1)

coreia do sul(1)

dados pessoais(1)

despesa pública(1)

deveres dos jornalistas(1)

todas as tags