Quarta-feira, 27 de Maio de 2009

A crise económica mundial obriga a imprensa a planear estratégias para ajustar os gastos e as receitas à realidade, defendeu hoje o director do diário 'i' durante o congresso da Associação Mundial de Jornais, que decorre em Barcelona. Para Martim Avillez Figueiredo, que participa esta tarde no congresso com o tema "Lançamento de Produtos em Períodos de Dificuldades Financeiras", é necessário encontrar "soluções urgentes e eficazes" para readaptar os jornais em papel e on-line às audiências.

 

Segundo disse à Lusa, não se pode fazer "um drama" da quebra da publicidade, sendo preferível "encontrar mecanismos para ajustar a estrutura à realidade e reduzir gastos". O responsável considera que as respostas para enfrentar o momento actual passam por criar uma estrutura coerente com as necessidades e por codificar a informação de uma forma diferente da tradicional. "É preciso inovar sem perder o conceito de informação", disse, acrescentando que é necessário apostar "na polivalência multimédia". Para Martim Avillez Figueiredo, a publicidade e a distribuição são duas áreas a que é preciso dedicar muita atenção, mas não se pode esquecer "a formação de redacções profissionais preparadas para produzir em qualquer plataforma". A convivência entre imprensa escrita e Internet, referiu, passa por insistir na "profundidade da notícia e oferecer uma informação que seja mais agressiva apesar de contar com menos espaço". "Não se pode desvalorizar o jornalismo cidadão - que a Internet permitiu desenvolver com a proliferação de blogues -, mas é imprescindível não descuidar o profissionalismo dos jornalistas e o pluralismo da informação", sublinhou. Centenas de especialistas e editores de mais de 18 mil jornais de todo o mundo estão hoje em Barcelona para debater a capacidade de a imprensa escrita se manter viva ou ser substituída pela Internet. Segundo disse o porta-voz da Associação Mundial de Jornais, que decorre até quinta-feira, os jornais, afectados pela crise económica e a ameaça da Internet, têm grande necessidade de renovar estratégias que possam aumentar suas receitas.

 

Fonte: Lusa.



 


publicado por comunicaradireito às 19:01
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Debater e reflectir sobre as leis da comunicação social. Coordenação: Jorge Ferreira
pesquisar neste blog
 
tags

televisão(106)

internet(105)

empresas(94)

imprensa(84)

história(62)

justiça(62)

opinião(53)

jornalistas(50)

escola(44)

blogues(42)

erc(41)

comunicação social(38)

eua(37)

informática(34)

liberdade de expressão(31)

jornalismo(25)

direitos de autor(24)

governo(22)

revistas(20)

publicidade(19)

reino unido(19)

pirataria(15)

liberdade(14)

política(12)

ps(12)

download pirata(11)

rádio(11)

censura(10)

crianças(10)

espanha(10)

agenda(9)

assembleia da república(9)

frança(9)

telecomunicações(9)

crise(8)

irão(8)

privacidade(8)

blogue para hoje(7)

concentração(7)

despedimentos(7)

direito à imagem(7)

língua portuguesa(7)

telemóveis(7)

eleições 2009(6)

cavaco silva(5)

ccpj(5)

china(5)

concorrencia(5)

prémios(5)

publicações(5)

serviço público(5)

comércio electrónico(4)

madeira(4)

provedor dos leitores(4)

psd(4)

suécia(4)

brasil(3)

futebol(3)

media(3)

regulação(3)

angola(2)

austrália(2)

bloguista(2)

canadá(2)

cds(2)

cinema(2)

clube de jornalistas(2)

consumidores(2)

coreia do norte(2)

cuba(2)

estado(2)

ética profissional(2)

google(2)

igreja católica(2)

iraque(2)

itália(2)

parlamento europeu(2)

pcp(2)

plágio(2)

sociedade da informação(2)

sondagens(2)

tribunais(2)

união europeia(2)

venezuela(2)

afeganistão(1)

alemanha(1)

américa latina(1)

anacom(1)

argentina(1)

artigo de opinião(1)

autoregulação(1)

benfica(1)

call centers(1)

casa da imprensa(1)

cia(1)

conselho deontológico(1)

coreia do sul(1)

dados pessoais(1)

despesa pública(1)

deveres dos jornalistas(1)

todas as tags

subscrever feeds